Oi Migas, juntei todos os tópicos da palestra que fiz para o Evento Dominação Mundial para Moving Girls. Falei sobre a importância de criar, gerenciar e engajar comunidades para nossos negócios. Vem conferir:
1- Minha trajetória como Community Manager
2- Os 3 pilares de uma comunidade de sucesso
3- Community Canvas – uma ferramenta poderosa para criadores de comunidades
1- Como me tornei uma Community Manager
A história de como me tornei uma community manager é uma jornada interessante. Meu background é em marketing digital e desenvolvimento web.
E já usei minhas habilidades para colaborar com o crescimento de negócios de impacto social como Movimento Black Money,
Reprograma e Diaspora.Black.
Até que um dia uma miga me provocou ao perguntar: por que você não faz pela sua marca pessoal o que você faz pelas marcas das empresas que você colabora? Eu fiquei refletindo sobre essa provocação durante um tempo e fez muito sentido.
Afinal de contas, os conteúdos que eu criava, as palestras que eu fazia, as aulas que eu dava e os resultados que eu gerava, havia criado uma legião de seguidores engajados em minhas redes sociais, principalmente no Instagram e LinkedIn.
E foi assim que nasceu a comunidade quero ser <dev>, onde eu inspiro e ajudo mulheres diversas na transição de carreira para a área de tecnologia.
E em menos de uma semana já eram 200 mulheres num grupo do Telegram. Em 5 meses foram mais de 1000 plays no Spotify e um alcance absurdo nas redes sociais.
O fato é que pra além de entregar valor, compartilhar experiências e ideais com a comunidade, a minha empresa carrega meu nome, e minha projeção aumentou muito depois da criação da comunidade.
2- Os 3 pilares de uma comunidade de sucesso
Esses são os pilares que usei para a criação da comunidade quero ser <dev>.
1- Identidade
Identidade é a principal razão pela qual sua comunidade pode ser um sucesso.
O estudo global “Invada o futuro” do Facebook IQ apontou que pessoas estão redefinindo a forma como se relacionam e que 73% esperam que as marcas contribuam ativamente à sociedade.
Identidade envolve questões de crenças e influência. Qual é o propósito da sua comunidade existir? Quem são os membros e quais suas crenças? Como sua comunidade pode contribuir na vida das pessoas que fazem parte dela?
2- Experiência
A pergunta que direciona esse pilar é: quais atividades concretas criam valor para a vida dos membros? E a palavra de ordem é: engajamento.
Eventos, meetups, conteúdos, lives, cursos e muito mais. O pilar da experiência nos faz lembrar que cada contato que os membros podem ter com nossa marca pode ser uma experiência inesquecível.
Atenção! Para tornar uma boa experiência os acordos e regras, as experiências compartilhadas entre membros e rituais.
Dessa forma, cada membro vira também um entusiasta e defensor da marca.
3- Estrutura
Gerenciar uma comunidade pequena já é difícil, mas a longo prazo com o crescimento exponencial fica impossível se você não tiver uma estrutura organizacional e de tecnologia.
Como é o seu time? Quem faz o que? Quais tecnologias são utilizadas para comunicar e agregar? Como a comunidade gerencia os dados dos membros? Como é a gestão financeira para a comunidade se manter de forma sustentável?
Existem algumas estruturas mínimas de tecnologia onde você pode reunir sua comunidade: grupos do facebook, slack, discord, grupos do Linkedin, Telegram, WhatsApp, MeetUp, Tribe e muito mais.
Mas já vamos pegar essa referência de dominação mundial que é a Moving Girls criando sua própria plataforma? Onde os 3 pilares para uma comunidade de sucesso estão implementados.
3- Community Canvas
É um framework, ou seja, um modelo, uma ferramenta poderosa pra te ajudar na construção de sua comunidade. Não é nada de outro mundo e você pode hoje mesmo colocar em prática a sua ideia de comunidade.
Em alguns lugares do mundo, são ministrados workshops para ensinar como usar o Canvas. Aproveite que o mundo agora é online e tente participar de algum. Acesse: https://community-canvas.org/
O framework oficial é composto por planilha e guidelines e tem até uma versão traduzida para o português. Mas basicamente você vai construir sua comunidade baseada nos 3 pilares que falamos hoje. Quem lembra quais são? Identidade, experiência e estrutura.
Com o guideline você recebe as perguntas-chave que precisa responder para preencher a ferramenta. Além de ter insigths e reflexões para cada pilar. Você pode usar o Miro, um software para criar e compartilhar templates.
Conclusão
Migas, foi isso que eu preparei pra nosso papo e eu espero de verdade que cada item dessa palestra te ajude a construir relacionamentos, inspirar pessoas e transformar a nossa sociedade.
Agora, a gente se encontra na plataforma Moving Girls, pois eu já criei meu perfil lá e tô amando. rs
Continuem acessando meu Blog e me sigam em minhas redes sociais!
Beijo grande e nos vemos pelo mundo!
Um comentário a “Minha Palestra para Moving Girls”
Você arrasou, obrigada pelo resumo maravilhoso!